Pisões (Villa Romana)

 

 

    A villa Romana de Pisões está localizada no concelho de Moura e foi posta a céu aberto nos anos 60 do século XX, durante a realização de trabalhos agrícolas, e no qual iniciou-se depois o estudo desta mesma villa. Vários arqueólogos trabalharam neste mesmo estudo mas o que mais se destacou foi Fernando Nunes Ribeiro que foi o que iniciou e comprovou estarmos na presença de uma importante área agrícola na época romana e que escavou, pondo à vista de todos, praticamente toda a villa romana designada anteriormente por “pars urbana”. Está a ser divulgado pela autarquia local mas é de difícil acesso.

 

 

Pormenor da Villa de Pisões

 

     As áreas dedicadas à exploração agrícola, até aos nossos dias, continuam por escavar. Esta villa corresponde a uma área de cerca de 30 000 m2 e está localizada numa área plana. Esta villa possui grandes riquezas devido ao proprietário ter estado economicamente estável. Desde os pavimentos em mosaicos e mármore de qualidade e variados, as paredes com pinturas que ainda se conservam algumas até aos dias de hoje.

Mosaicos da Villa Romana de Pisões

 

Antes da sua visita presencial, visite este local virtualmente (necessita instalar o QuickTime Player para puder visualizar) clicando neste link:

https://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Beja.VR/ruinas/Pisoes/