Parque Natural da Serra de São Mamede

 

O Parque Natural da Serra de S. Mamede ocupa uma área de 31 750 hectares e foi criado a 14 de Abril de 1989 (Decreto-Lei nº121/89). Tem cerca de 30 mil habitantes, tratando-se assim da área protegida mais habitada.

 

Mapa do Parque Natural da Serra de São Mamede

 

O conjunto montanhoso conhecido por serra de S. Mamede constitui o principal acidente montanhoso do Sul de Portugal e é constituído por quatro elevações: Fria, Marvão, Castelo de Vide e São Mamede (o mais elevado, com 1025 metros) e estende-se através dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

 É o prolongamento da “Sierra de S.Pedro” em Espanha tendo ambas características geológicas semelhantes. A orientação noroeste – sudeste deste conjunto montanhoso confere ao parque um microclima característico, sendo o lado virado para sudoeste mais quente e seco, e o lado virado para nordeste mais húmido e fresco e isto por sua vez favorece o aparecimento de uma flora variada.

 

Castelo de Vide

 

A Serra de S. Mamede é de grande beleza paisagística e apresenta um grande número de exemplos de cooperação harmoniosa entre o homem e a Natureza. Os percursos do Parque Natural da Serra de S. Mamede pretendem dar a conhecer aspectos gerais da sua geologia, do seu clima, do seu relevo, dos seus solos e da ocupação humana ao longo dos tempos.

Geologicamente a Serra de S. Mamede é uma zona constituída por granito a norte e leste, e mais abundantemente por xisto, grauvaques, calcários e quartzitos, litologia que se reflecte na variedade dos solos

 

.

 Paisagem do Parque Natural de São Mamede

 

 

 Relativamente à flora pode-mos observar várias espécies tais como o selo-de-salomão, a erva-dos-três-passarinhos, a madressilva-das-boticas, e como arvores temos como por exemplo o carvalho-negral tendo ultimamente sido substituído pelo castanheiro.

 

 

 Castanheiro

 

No que diz respeito a fauna, é possível encontrar a presença de espécies protegidas como a águia-de-boneli e o grifo, que partilham território com o gaivão-da-europa, a águia cobreira entro outras aves. Pode-se salientar a existência de uma gruta, a mais importante dos pais e uma das mais da Europa, abrigando uma colónia de morcegos-de-peluche. Também podemos encontrar o lobo apesar de já se encontrar em declínio.

 

 

 Morcego de Peluche

 

 

    Quanto à arquitectura, notam-se influências da planície alentejana, de rusticidade beirã, e da arquitectura espanhola, aliadas aos factores do clima, dos usos e costumes que determinam uma arquitectura própria. S. Mamede apresenta vestígios de presença humana desde o Paleolítico, possuindo vestígios romanos e diversos castelos e fortificações.

 

 Castelo do Marvão

No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos pedestres realizáveis neste Parque Natural:

portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-SerraSMamede/Visitar+Area+Protegida/Sugest%C3%B5es+Visita/Percursos+pedestres/

Contactos

 

Parque Natural de S. Mamede

 

Quinta dos Olhos D’Água
7330-318 OLHOS D’ÁGUA
Tel: +351.245 909 160
Fax: +351.245 909 169
pnssm@icnb.pt

 

Alojamento

 

Hotel Turismo S. Mamede Congress and Spa (H***)
Rua Óscar Malcata, nº. 30 - 7300-153 Portalegre

245 307 600 |
Email: geral@turismosmamede.com

www.hotelturismosmamede.com
 

 

Monte dos Apostolos (Turismo Rural)
Urra, 7300 - 577 Urra

245 301 180 | 245 301 189
Email: monte.apostolos@mail.telepac.pt
www.montedosapostolos.com

 

Casa de Alegrete (Turismo Rural)
Rua do Outeiro, nº 48, 7300-311 Alegrete

914 995 482

www.casadalegrete.com

 

Moínhos dos Cubos (Turismo Rural)
Cubos - Vale de Cavalos - 7300-335 Alegrete

966 916 675 |
Email: geral@moinhosdoscubos.com
www.moinhosdoscubos.com/