Parque Nacional do Peneda - Gerês

 

Criado em 1971 segundo o Decreto-Lei nº187/71, de 8 de Maio, o Parque Nacional da Peneda-Gerês abrange uma área montanhosa do Noroeste Português, com cerca de 72 000 hectares, que se estende pelos distritos de Viana do Castelo, de Braga e de Vila Real, ao longo de 100km de fronteira. O Peneda-Gerês tem alguns dos pontos mais altos de Portugal como a Nevosa (1545 m) ou Cornos da Fonte Fria (1456 m).     O Parque Natural da Peneda-Gerês apresenta um riquíssimo património natural e humano que, pela variedade de paisagem, pela diversidade dos microclimas, pelas espécies vegetais e animais existentes e pelos vestígios históricos de mais de 50 séculos de ocupação humana, satisfez de forma notável os pressupostos para a sua criação. O interesse do seu conteúdo levou ao reconhecimento, como Parque Nacional, pela União Internacional para a Conservação da Natureza e seus Recursos (UICN)

 

 

Mapa do Paque Nacional da Peneda -  Gerês.

 


 No Peneda-Gerês existem duas áreas distintas, uma periférica (área de ambiente rural) onde se faz sentir uma maior presença humana devido aos aldeamentos e campos de cultivo existentes e outra (área de ambiente natural), que é protegida pela zona envolvente, e de difícil acesso, sendo esta área de maior protecção.

 

 

 Praia fluvial no Parque Nacional do Gerês

 

Geologicamente é uma área ocupada por extensas manchas de granitos (idades: 298 a 280 milhões de anos) e por pequenas faixas xistosas, de origem sedimentar, atravessadas por numerosos filões de quartzo, de pegmatites graníticas e de dolerites. Existem variadas falhas nas formações rochosas, entre as quais a do vale da Peneda e a do vale do Gerês, esta responsável pelo termalismo das águas daquelas caldas. Os efeitos da glaciação - circos glaciares, moreias, rochas aborregadas - podem observar-se nos pontos mais elevados das serras da Peneda, do Soajo e do Gerês, nos quais existiram glaciares nas cabeceiras de alguns rios (Vez, Homem, Couce-Coucelinho).

 

 

 Vista das montanhas e da ruralidade envolvente do Parque Nacional da Peneda - Gerês

 

Nesta região montanhosa, a orientação diversificada do relevo, as variações bruscas de altitude e a influência dos climas atlântico, mediterrânico e continental dão origem a uma infinidade de microclimas. Devido a haver estes microclimas também há plantas adaptadas a esses mesmos ambientes, variando assim o tipo de vegetação que pode ser vista, podemos ver muitas espécies estando entre elas o sobreiro, o medronheiro, o azereiro, o feto-do-gerês, o carvalho, o carvalho-negral, o vidoeiro, o zimbro, a erva divina, e uma planta que pela sua raridade merece ser mencionada o lírio-do-gerês, planta que só aparece numa pequena área desta região.

 

Feto do Gerês

 

O valor faunístico da área do Parque da Peneda Gerês é notável pela quantidade e diversidade dos animais dignos de interesse que nela se podem encontrar. Apesar de terem desaparecido, em 1650, o urso-pardo,e, em 1890, a cabra-do-gerês, o isolamento em que permaneceram as altas zonas serranas e as condições favoráveis do meio permitiram que aqui se mantivessem espécies hoje raras e únicas no mundo, como é o caso dos garranos selvagens, que se encontram numa parte da serra do Gerês.

Dentro dos mamíferos este parque tem corços, javalis, lobos, raposas, fuinhas, toirão, texugo, gineta, lontra, etc. No que respeita á avifauna enontram-se no parque a águia-real, a águia-calçada, o açor, o milhafre-real, o peneireiro, a coruja-dos-matos, etc. Também existe uma enorme variedade de répteis e anfíbios, como por exemplo a víbora-negra, a cobra-d’água, a salamandra, o tritão-alaranjado, a rã-verde, o sapo porteiro, etc. Como animais domésticos próprios desta região há o cão castro Laboreiro apreciado pela rusticidade e bravura, e o boi barrosão.

 

 

 Lobo do Gerês

 

A existência de comunidades humanas neste Parque Nacional confere-lhe uma grande originalidade. Estas comunidades serranas, isoladas nos vales das montanhas ou nos planaltos, separadas umas das outras por caminhos de serra de acesso difícil, tiveram que viver por si, bastando-se a si mesmas, pelo que desenvolveram actividades e criaram uma organização social que lhes permitisse ultrapassar as condições hostis que o ambiente lhes proporcionava. Os seus habitantes têm, desde tempos remotos, praticado um ritual de vida em que a pastagem e o gado desempenham um papel preponderante.

 

 

 

Espigueiros na região de Lindoso

 

 

No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos pedestres realizáveis neste Parque Nacional:

caminhadas.forumeiros.com/t1087-parque-nacional-peneda-geres-percursos-pedestres-25

Contactos

 

Parque Nacional Peneda - Gerês

 

 Sede
Av.ª António Macedo
4704 - 538 BRAGA
Tel.: + 351 253 203 480
Fax: + 351 253 613 169
E-mail: pnpg@icnb.pt
Esquema de acesso ao local
Horário de funcionamento:
Dias úteis das 09:00-12:30h; 14:00-17:30h

 

Alojamentos

 

Central de Reservas das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Largo da Misericórdia, 10
4980-613 PONTE DA BARCA – PORTUGAL
Tel.: + 351 258 452 250
Fax: + 351 258 452 450
E-mail: geral@adere-pg.com
Site: https://www.adere-pg.pt
Horário de funcionamento: 09:00-12:30h; 14:30-18:00h

Parque de Campismo de Lamas de Mouro
Localização: Freguesia de Lamas de Mouro, concelho de Melgaço
Período de funcionamento: aberto todo o ano
Tel.: + 351 251 465 129
Telem: + 351 934 837 445
E-mail: info@versana.pt
Site: https://www.versana.pt
 

Parque de Campismo de Cerdeira
Localização: Freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro
Período de funcionamento: aberto todo o ano
Tel.: + 351 253 351 005
Fax + 351 253 353 315
E-mail: info@parquecerdeira.com
Site: https://www.parquecerdeira.com

Parque de Campismo da Trote-Gerês
Localização: Freguesia de Cabril (Eiredo), concelho de Montalegre
Período de funcionamento: de Fevereiro a Outubro
Tel./Fax: + 351 253 659 860


Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas
Localização: Freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro
Período de funcionamento: aberto todo o ano
Tel.: + 351 253 351 339
Fax: + 351 253 352 864
E-mail: vilarinho@movijovem.pt
Site: https://www.pousadasjuventude.pt