Parque Natural de Montesinho
O Parque Natural de Montesinho foi criado a 30 de Agosto de 1979 (Decreto-Lei nº 355/79), ocupando uma área de 75000 hectares, e integra parte dos concelhos de Bragança e Vinhais. No extremo Nordeste de Portugal, limitado a norte, oeste e leste por Espanha e, a sul, por uma linha imaginária, que se estende de Sandim a Quintanilha, passando por Vinhais e Bragança, fica definido o espaço do Parque Natural de Montesinho. Carvalhais e lameiros, campos de cultura e aldeias características são o traço principal deste Parque.
Mapa do Parque Natural de Montesinho
No caso de necessitar de uma mapa mais especializado pode consultar um no link seguinte:
portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Montesinho/O+Parque/Mapa+e+Caracterizacao/
Zona planáltica e de média montanha, apresentando uma morfologia regular, se que bem elevada. O território do Parque Natural apresenta um Inverno muito agreste, com alguma neve, e o Verão é curto e muito quente. A Natureza dos solos é essencialmente xistosa, aflorando por vezes o calcário, como em cova da Lua e Dine, existindo manchas graníticas na serra de Montezinho e, no extremo ocidental, em Pinheiros.
Foto retirada num dos pecursos deste Parque
No que diz respeito a flora existem diversas árvores, como sejam o carvalho, diversas flores, azinheiras, o vidoeiro a grandes altitudes, e junta à água surgem ulmeiros, freixos, salgueiros, etc.
Fotografia tirada na praia fluvial de Segirei, situada uma das entradas do parque Natural de Nontesinho.
Quanto à fauna, observa-se a presença de mamíferos como o lobo, a raposa, a fuinha, o gato-bravo, a gineta. Dentro das aves podemos observar a águia-real, o milhafre, a águia-de-asa-redonda, o gavião, a perdiz, o pombo-torcaz, a charrela, a codorniz e o tordo. Como répteis tem o tritão-de-ventre-laranja, vibora-cornuda, sardão.
Vibora - cornuda
O povoamento assume um aspecto aglomerado, as casas agrupam-se em núcleos compactos. A casa é, por regra, rectangular, com telhado de duas águas, de aspecto rude mas robusta.
Aldeia de Guadramil
No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos pedestres realizáveis neste Parque Natural:
Contactos
Parque Natural de Montesinho
Centro de Informação de Bragança
Bairro Rubacar
Rua Cónego Albano Falcão, Lote 5
5300 - 044 BRAGANÇA
Tel. (351) 273 300 400
Fax.(351) 273 381 179
e-mail: pnm@icnb.pt
Alojamentos
Nesta área o alojamento predominante são as casas-retiro ou casas de natureza, para reservas nestes casas deverá contactar:
Telefone: (+351) 273 300 400
Fax: (+351) 273 381 179
Email: pnm@icnb.pt