Parque Natural da Arrábida

 

O Parque Natural da Arrábida localiza-se na zona mais meridional da península de Setúbal, assente sobre um maciço de calcário litoral de baixa altitude. Ocupa uma área de 10 821 hectares e foi criado a 28 de Julho de 1976, (Decreto-Lei nº 565/76). O parque Natural da Arrábida localiza-se na zona mais meridional da península de Setúbal, assente sobre um maciço de calcário litoral de baixa altitude.

 

 

Mapa do Parque Natural da Arrábida

 

O maciço da Arrábida é formado pela sucessão de três linhas de relevo, facto que desde logo lhe confere um carácter particular. Este maciço é então constituído por varias serras, como por exemplo a serra do Risco, Arrábida, S. Luís e dos Gaiteiros e a do Louro. Do cabo espichel até à barra do Sado a orla é íngreme, havendo arribas muito altas. Na base das arribas e debruçados sobre uma estreita plataforma continental surgem pequenos cabos, praias (Alpertuche, Portinho), enseadas escondidas e grutas marinhas (a Lapa do Médico, a da Greta e a Lapa de Sata Margarida). Geologicamente a Arrábida é constituída por um conjunto de formações que vão do Jurássico ao Mioceno e ao Moderno, tendo sofrido diversas alterações ao longo destes períodos geológicos.

 

.

 Cabo Espichel

 

Quanto a flora, apresenta espécies arbustivas, como é o caso do folhado, da murta, da aroeira, entre outras, que atingem dimensões verdadeiramente invulgares. Todas estas plantas, juntamente com estevas, rosmaninhos, alecrins e madressilvas, formam matas quase impenetráveis. De Setúbal a Sesimbra, todo o maciço está envolvido por pinhais e por zonas de charneca com tojos e esteva a cobrir, aqui e além cabeços e encostas.

 

Paisagem do Parque Natural da Arrábida onde se pode observar rosmaninos

 

A diversidade de condições do mar e da terra, sugere uma presença de uma fauna variada. Nos caules e folhas que cobrem o chão das matas, abriga-se a gineta, enquanto a raposa circula na orla das mesmas. As matas albergam várias espécies de aves, como a toutinegra. Nas zonas de planície forma-se bandos de cotovias, pintassilgos, estorninhos, e no Inverno, tarambolas e aribes procuram alimento nos terrenos lavrados. Há ainda coelhos, toupeiras, ratos-do-campo e musaranhos. As falésias que bordejam o litoral são abrigo da gaivota-agêntea, dos andorinhões, das calhandras e outras, também podendo se observar aves predadoras como a águia-de-bonelli, peneireiro-vulgar e a águia-de-asa-redonda.

 

 Águia de Boneli

No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos de automóvel realizáveis neste Parque Natural:

portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Arrabida/Visitar+Area+Protegida/Sugestoes+Visita/Percursos+automovel/Ficha+de+Percurso/percurso+automovel+-+arrabida.htm

Contactos

 

Parque Natural da Arrábida

 

Sede
Pr. da República
2900-587 Setúbal

Tel.: (351) 265 541 140,
Fax: 265 541 155.


Museu Oceanográfico
Fortaleza de Sta. Maria da Arrábida
Portinho da Arrábida
Tel.: (351) 21 218 97 91.

 

Alojamento

 

Parque de Campismo do Outão – Estrada da Figueirinha
Parque de Campismo dos Picheleiros – Vale de Picheleiros.
Parque de Campismo do Forte do Cavalo – Sesimbra.

 

Albergue de Juventude de Setúbal
Lg. José Afonso, 2900-429 Setúbal,

Tel. 265 534 431

Fax: 265 532 963
E-mail: setubal@movijovem.pt

 

Pousada de S. Filipe (ENATUR)

Forte de S. Filipe, 2900-300 SETUBAL

Tel: 265 550 070

Fax: 265 539 240

 

Pousada de Palmela (ENATUR)

Castelo de Palmela, 2950-997 PALMELA

Tel: 212 351 226

Fax: 212 330 440