Parque Natural da Serra da Estrela

 

O Parque Natural da Serra da Estrela ocupa uma área de 100 000 hectares, que integra parte dos concelhos da Covilhã e foi criado a 16 de Julho de 1976 (Decreto-Lei n.º 557/76), Ponto culminante do território português, faz parte da grande cordilheira central peninsular e eleva-se aos 1991 metros.

Essencialmente granítico mas também algo xistoso, ocupa um planalto com vestígios de acção glaciar e tectónica, onde o pastoreio e o fabrico de queijo são dominantes.

 

 

 

 Mapa do Parque Natural de Montesinho

 

 

O Parque Natural da Serra da Estrela foi o primeiro parque natural português e é hoje uma garantia de sucesso na defesa dos patrimónios natural e cultural do coração da Beira. Sujeita a elevadas precipitações anuais, que, são com frequência, de neve durante os meses de Inverno, dela nascem cursos de água importantes como o Mondego e o Zêzere.

 

 Nascente do Rio Mondego

 

 

Quanto a flora do parque, da floresta que cobria estas montanhas já pouco resta, devido a humanização. Apesar disto ainda sobraram algumas matas onde se podem encontrar espécies importantes como Campanula herminii, verdadeiro símbolo da Estrela, a Saxifraga spathularis, a Genista florida. Nas zonas altas podemos encontrar carvalho-negral e o zimbro, nas baixas pode-se encontrar povoamentos de carvalho-roble com o carvalho-negral. São também abundantes nas zonas baixas os matos de giestas, bem como formações de rosmaninho e de urze branca.

 

 

Folhas de Carvalho - Negral

 

 

No que diz respeito à fauna, o animal mais destacável é o lobo que chegou a atingir apreciáveis efectivos, mas que regrediu com a diminuição do pastoreio. Existem também javalis, raposas, e alguns pequenos mamíferos. Em relação às aves, já foram frequentes as aves de rapina.

 

 

Raposa

 

 

Os lugares mais visitados devido à sua beleza são os Cântaros ou o vale de Manteigas, bem como as panorâmicas que se tomam da Torre, dos Piornos e das Penhas da Saúde. No Parque Natural da Serra da Estrela é ainda possível visitar diversas lagoas, nomeadamente, a lagoa Comprida, a lagoa de vale do Rossim e outras pequenas lagoas dispersas pelo parque.

 

Vale de Manteigas

 

 

A pastorícia e uma actividade muito antiga na serra da estrela, vindo já desde os tempos do neolítico. O pastoreio, com os produtos ligados à actividade, como a lã e o queijo, foram o suporte da economia serrana durante séculos.

O parque tem tido muitas intervenções, entre as quais fora para que as suas populações e marcas culturais sejam preservadas, para que a pastorícia volte a ser uma actividade mais abundante, deste modo também promovendo as feiras de gado e uma maior produção de produtos artesanais, para que se desenvolva a apicultura, também actividade tradicional da estrela, para que se possa proteger a raça do cão serra da estrela, entre outras.

 

Cão Serra da Estrela

 

 

Algumas povoações guardam ainda importantes exemplos de arquitectura popular ou erudita, sendo de realçar o conjunto de Linhares, onde se encontram um imponente castelo, casas medievais, outras com elementos manuelinos, os restos de um solar barroco, e perto passa-lhe o traçado de uma via romana.

O Parque adquiriu edifícios em Videmonte, Linhares, Gouveia (Casa da Torre, Solar dos Távoras do século XVI), Seia, e nas Penhas Douradas. A recuperação destes edifícios e de antigas casas de guardas florestais permite ir montando instalações de acolhimento e estada de visitantes. A serra da estrela também dispõe de diversos parques de campismo

 

.

Solar dos Távoras

 

No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos pedestres realizáveis neste Parque Natural:

portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-SerraEstrela/Visitar+Area+Protegida/Sugestoes+Visita/Percursos+pedestres/?res=1024x768

Contactos

 

 Parque Natural da Serra da Estrela

 

SEDE

Manteigas

Rua 1º de Maio n.º 2
6260-101 MANTEIGAS
Tel.: (+351) 275 980 060
Fax: (+351) 275 980 069

e-mail: pnse@icnb.pt

Dias úteis: 9h -12h30 e 14h -17h30

 

Alojamento

 

O link seguinte irá levar a um site cheio de opcções de alojamento neste Parque:

www.rt-serradaestrela.pt/