Alvão

 

Foi criado no dia 8 de Junho de 1983, (Decreto-Lei nº 237/83), o Parque Natural do Alvão ocupa uma área de 7365 hectares, e faz parte dos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real.   

 

 

 Mapa do Parque Natural do Alvão

  


Do Minhéu, a norte, até aos Padrões da Teixeira, a sul, alonga-se o conjunto montanhoso constituído pelas serras do Marão e do Alvão, meia centena de quilómetros de penedos que se estendem de nordeste para sudoeste e cujos cumes dos montes nunca descem dos 900m. Fronteira montanhosa, mas também uma fronteira climática em que se alicerça parte importante da distinção que se faz entre um norte de feição atlântica e continentalidade que se associa às regiões transmontanas. Do Gerês ao Marão, ergue-se a Barreira de Condensação, que representa um obstáculo para os ventos vindos do Atlântico.        

 

 

Vista da Serra do Alvão

 

 

As águas do rio Olo percorrem toda a vertente oeste da serra. O Alvão leva o rio para sudoeste, através de um trajecto irregular. O Olo nasce a 1250m de altitude e, no seu troço inicial, corre num vale relativamente largo, alimentado por inúmeras linhas de água de carácter torrencial e sempre acompanhado pelas cristas mais elevadas da serra do Alvão.                                                                                                                                  Manchas de granito que assumem as mais variadas formas ocupam o essencial da área oriental do Alvão, destacando-se em termos de paisagem a zona de Arnal, onde se podem observar os relevos da denominada “catedral de Arnal” Bancadas de rochas metamórficas surgem por sua vez na área ocidental da serra: bancadas de quartzito das Fisgas ou os flancos de xisto do vale da ribeira da Fervença, toda ela moldada por socalcos.

 

 

Fisgas da Ermelo - Rio Olo

 

 

No que diz respeito à flora, carvalhos e vidoeiros representam uma área coberta pouco importante em termos de superfície, possuindo, no entanto, um valor quer ecológico quer paisagístico muito importante. As áreas ocupadas por resinosas – pinheiro-bravo, pinheiro-silvestre, pinheiro-laricio, pseudotsuga -, em povoamentos contínuos ou dispersos, representam outro tipo de coberto arbóreo visível no Parque Natural.

Para além das áreas arborizadas e dos muitos afloramentos rochosos, a serra do Alvão caracteriza-se pela presença de extensas áreas de incultos, em que se incluem as zonas de pastoreio, cobertas no essencial por gramíneas espontâneas, e os matos.       

 

 

Povoação de pinheiros - bravos do Parque Natural do Alvão

            

Quanto à fauna, as falésias e escarpas abrigam falcões e andorinhas-das-rochas, nos matos imperam os passeriformes (pássaros e passarinhos). Na linha de água surge o melro-d’água, ocorrendo também a lontra e toupeira-d’água, enquanto nos solos mais pobres se podem observar rabirruivos. O coelho e a raposa são os mamíferos de maior porte hoje em dia presentes, nas linhas de água podem se encontrar trutas, bogas, entre outras. 

 

 

Lontra

 

 

 No Alvão, os animais domésticos, nomeadamente o gado, assumem particular importância, pois representam um poderoso elemento organizador da vida económica e social, em especial a cabra e em menor quantidade o boi-maronês.

A paisagem do Alvão lembra o Entre o Douro e Minho, quer na arquitectura quer na presença de espigueiros, na cultura do milho e da vinha-de-forcados. Oliveiras, espécies frutícolas e pastos para o gado completam um quadro que se assemelha à policultura do Noroeste.

 

 

Bois - maroneses a pastar

No link abaixo irá ter acesso a página(s) com informações sobre percursos pedestres realizáveis neste Parque Natural:

portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Alvao/Visitar+Area+Protegida/Sugestoes+Visita/Percursos+pedestres/

www2.ufp.pt/units/geonucleo/pedestre/alvao/alvapede.htm

Contactos

 

Parque Natural do Alvão

 

Sede e Centro de Informação e Interpretação - Vila Real

Largo dos Freitas
5000-528 VILA REAL
Telef. 259 302830
Fax. 259 302831
E-mail:pnal@icnb.pt
https://www.icnb.pt

Horário de Funcionamento:
Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
 

Alojamento

 

Parque de Campismo de Mondim de Basto
Estrada Nacional nº 304
Tel:. 0351 255 381650
Email: ccporto@mail.telepac.pt


Parque de Campismo de Vila Real
R. Dr. Manuel Cardona
5000-558 VILA REAL
Telf. 0351 259 324724 / 0351 259 325665

 

Pousada da Juventude de Vila Real
Telf. e Fax. 0351 259 373193
R. Dr. Manuel Cardona
5000-558 VILA REAL
Site: https://www.pousadasdajuventude.pt